ACESSIBILIDADE É LEI E FACILITA A VIDA DE TODOS
Reportagem publicada em 25 de janeiro de 2003, no Correio do Povo
Conforme lei municipal aprovada e publicada no Diário Oficial em junho de 1999, todas as edificações de uso público deverão permitir acesso e circulação livres, seguros e independentes para todas as pessoas, em especial idosos, crianças, gestantes, pessoas portadoras de deficiência, obesos, entre outras com limitação motora. A conscientização, entretanto, ainda demora a chegar. A arquiteta e consultora em acessibilidade Liane Lautert Etcheverry alerta para as edificações que ainda não se adaptaram, “Eliminando barreiras arquitetônicas estaremos prevenindo novos casos de portadores de deficiência” explica.
Quem deseja tornar a própria casa mais segura, pode prestar atenção em diversas dicas dadas pela arquiteta na hora de remodelar o espaço e tornar-lo mais seguro. Uma delas pode ser vista na figura abaixo à esquerda. As escadas devem sempre contar com corrimão. No entanto, o corrimão correto a ser instalado é o que permite que toda a mão possa segurar a barra como apoio, e não como conforme a figura logo abaixo, em que os dedos são interrompidos por outras barras. Rampas de acesso, com corrimão de ambos os lados e piso antiderrapante, devem estar em todos os locais de acesso para prédios e casas a partir da calçada. As escadas corretas permitem que todo o pé encontre apoio (círculo de cima), devendo-se evitar as escadas que têm bordas e degraus inclinados, que aumentam a chance de tropeços.
Nos banheiros, cortinas plásticas ou portas de correr no boxe são mais seguras. Se uma pessoa cair no banho seu corpo poderá tornar-se um obstáculo para abrir uma porta de dobradiça, tornando a remoção mais difícil. Barras de apoio no banheiro ao lado de vaso sanitário (conforme foto acima à esquerda em projeto de Liane Lauter Etchevery) e dentro do Box, dão maior segurança. O assento elevado no vaso sanitário minimiza o risco de quedas e facilita os movimentos. Evitar tapetes soltos é outra dica importante. Para prevenir quedas deve-se evitar passar cera no chão e portar por pisos como cerâmica antiderrapante, piso de borracha, carpete ou madeira não encerada.
Arredondar os contos dos móveis quando possível pode evitar machucados e cortes. Dessa forma, fica-se mais livre de obstáculos e permite uma melhor qualidade.