CONFORTO E PRATICIDADE

Reportagem publicada em 30 de maio de 2000, Caderno casa & Cia – Zero Hora           

A necessidade de um quarto extra motivou a total remodelação do pavimento de cobertura de um apartamento no bairro Petrópolis em Porto Alegre. A ideia era criar uma suíte para o filho mais velho, um menino de 13 anos, sem abrir mão da sala de TV e da churrasqueira. A arquiteta Liane Lautert Etcheverry solucionou o impasse com o fechamento de parte da área externa e outras pequenas alterações.

A obra maior foi feita no salão da churrasqueira. O espaço de 20 metros quadrados agregou 9 metros quadrados que pertenciam ao terraço. A integração foi possível com a retirada de uma esquadria e com o nivelamento do piso que recebeu revestimento flutuante na cor marfim com quadros em cerâmica artesanal em substituição as antigas lajotas coloniais vermelhas. A área incorporada foi fechada com vidro e recebeu cobertura de policarbonato, com cortinas tipo toldo e persianas para proteger o ambiente do sol. As paredes internas e externas foram cobertas por revestimento acrílico grafinado na cor mostarda, o que resultou em acolhedor efeito rústico-chique.

O recanto de TV, antes montado em um espaço contíguo à churrasqueira, foi transferido para o novo salão a fim de dar lugar à suíte que seria construída. Assim, a sala de lazer, ampliada, passou a abrigar, além da churrasqueira, sala para equipamentos de som e vídeo, salamandra, bar em louro-feijó e ainda um pequeno escritório para o dono da casa na parte interna do balcão do bar.

Ai chegou a hora de transformar a antiga saleta com lavabo em suíte. Mais uma vez, Liane optou por roubar um pedacinho do terraço para criar um Box no antigo banheirinho. Ampliado de 1,90 metros quadrados para 2,70 metros quadrados, o banho do garoto ganhou cerâmicas claras nas paredes e no piso, para maior praticidade. A estrutura aparente do telhado foi escondida com forro de gesso.

Para a compartimentação da área restante a arquiteta apostou em uma divisória de gesso. O recurso permitiu a criação de um hall de 4 metros quadrados. O dormitório ficou com 11 metros quadrados. O piso foi revestido com o mesmo laminado do outros ambientes. O forro foi rebaixado com gesso para maior proteção térmica e acústica.

As mudanças incluíram a substituição da esquadria de acesso à área externa – antes da madeira com vidro e agora em alumínio anodizado com vidro e veneziana/sanfona, para melhores condições climáticas e controle de luz natural. Por fim, o janelão que dava para o terraço foi fechado com alvenaria. O quarto dos sonhos do garoto de 13 anos ficou completo com mobiliário sob medida em louro-feijó clarificado e tampos de fórmica.