COZINHA RENOVADA POR NOVOS USOS
Reportagem publicada na edição de jan/fev/mar da AAI em Revista, no ano de 2013
A cozinha ampla de um apartamento construído há cerca de 40 anos foi totalmente reformulado para atender a vontade dos novos proprietários, um casal jovem, com filhas gêmeas de 15 anos. Ele, advogado, e ela, nutricionista, têm os momentos de folga dedicados ao convívio em família, ao lado das meninas, estudantes, de rotina dinâmica e bastante ligadas ao cotidiano doméstico. A proposta apresentada para a arquiteta e urbanista Liane Lautert Etcheverry não se restringiu a um plano de renovação do que já existia. Os clientes precisavam de uma grande transformação e confiaram a tarefa à profissional, que conheciam de longa data e por acreditarem que suas soluções seriam viáveis.
Contemplando alterações significativas no apartamento, a execução do projeto, tanto na área das refeições e do churrasco quanto no restante do imóvel, promoveu substituição das instalações elétricas, hidrosanitárias e de gás, mudanças feitas também nos revestimentos de pisos e paredes. Por ser uma construção datada da década de 1970, não havia estrutura física para a climatização de todo o apartamento. A solução foi passar os dutos dos oito aparelhos de ar condicionado tipo split, para todo o apartamento, pelo rebaixo do forro, em gesso, da cozinha. Somente assim seria possível conectá-los ás máquinas instaladas na parte externa do prédio.
Em razão do gosto pela vida familiar dos clientes, a área da cozinha recebeu atenção especial neste projeto, levando em conta o desejo de vê-la equipada com churrasqueira no mesmo espaço onde está a mesa de refeições. Com seis lugares, oferece comodidade aos quatro moradores e ainda serve para acomodar visitas. No lado oposto da churrasqueira está a estrutura funcional da cozinha, equipada com fogão, forno, balcão com cuba e armários para louças e mantimentos.
A preocupação com uma unidade estética entre todas as dependências pautou o projeto como um todo e foi decisiva na definição dos materiais de acabamento e do mobiliário. Armários e louçaria executados em painéis de MDP revestidos em melamina branca, na parte interna, e com puxador “gola” em alumínio. O revestimento de parede na área de refeições recebeu pintura acrílica acetinada na cor branca e o setor de balcões apresenta azulejos retificados, brancos acetinados, de grandes dimensões. O piso é de porcelanato, em bege claro, uma cor suave para complementar o conjunto.
O projeto de iluminação foi elaborado para atender a várias funções, oferecendo alternativas de luz direta sobre a bancada de trabalho e a mesa de refeições, com circuitos independentes. O recurso permite a variação de intensidade da iluminação, que pende de luminárias embutidas, com lâmpadas fluorescentes de cor amarela. Para completar, luzes de lâmpadas LED sobre o balcão, embutidas no armário aéreo, possibilitam iluminação pontual.