O trabalho dos arquitetos gaúchos

Reportagem com a arquiteta Liane Lautert Etcheverry na Revista especial de 15 anos da AAi-RS                        

Uma multiplicidade de funções agregadas num mesmo ambiente e executada de forma prática e eficiente é o indicativo da intervenção de um arquiteto de interiores. A afirmativa está evidenciada nesse projeto da arquiteta Liane Lautert Etcheverry. A questão foi colocada: a necessidade de integração de um estar confortável com um jantar funcional, criando unidade sem descaracterizar a função de cada espaço. O resultado na sua avaliação, é um ambiente prático, de estilo “clean” e aconchegante: despojado.

No estar, Liane precisava acomodar os estofados, a aparelhagem do “Home Theater” e um grande volume de CDs e DVDs. Decidiu-se por projetar uma estante específica para a função, com divisões estrategicamente planejadas para organizar os equipamentos e os acessórios. Feita em madeira de louro-freijó escurecida, o móvel tem linhas retas, contemporâneas, contrastantes com o aparador antigo, móvel do colonial brasileiro. A iluminação artificial cuja os pontos foram embutidos no forro de gesso rebaixado, atende às várias situações de uso do espaço. Cores claras e alegres nas paredes e nos revestimentos, estão de acordo com a proposta monocromática necessárias para imprimir harmonia ao conjunto.

Com janelas amplas, o ambiente tem abundância de iluminação natural e de ventilação no verão. Já no inverno, o conforto térmico é garantido pela lareira e pelo condicionador de ar. O mobiliário utilizado ressalta a ideia de estabelecer um todo harmônico e atemporal. “Nada de modismos”, ressaltou Liane. A busca pela praticidade dos ambientes é uma busca constante na vida profissional da arquiteta, que prima pelo conforto e segurança dos clientes. Pós-Graduada em arquitetura de ambientes, Liane presta assessoria técnica em acessibilidade, adequando projetos às dificuldades de locomoção de pessoas de terceira idade e de portadores de necessidades especiais.