Organizado e Eficiente
Reportagem publicada na edição de jan/fev da AAI em revista, ano de 2012
Desafio
No projeto de arquitetura de interiores desta casa de 535 m², em Estrela, estava prevista a criação de um ambiente para biblioteca. Os proprietários, um médico oftalmologista e uma educadora física com dois filhos pequenos, possuem uma vasta coleção de livros técnicos e, também, de literatura. A área destinada para o novo espaço está situada no segundo pavimento, próxima aos dormitórios e ao estar íntimo, totalizando 17 m². “A conformação é do tipo circulação, comprida e estreita, alargando na parte posterior. Há, ainda, três enormes vãos de janelas, muito próximos ao teto, de pé direito bem alto”, descreve a arquiteta Liane Etcheverry, que desenvolveu o projeto de interiores. Ela já havia executado outros trabalhos para a família.
Projeto
Com o planejamento de mobiliário sob medida, Liane dotou o ambiente de grandes armários com portas de correr para acomodar os livros, nichos para as revistas, gavetas e pastas-arquivo para organizar os documentos, além de uma bancada de trabalho com acomodação para duas pessoas. Através do suporte tubular de aço fixado no rodateto dos armários, a escada pode ser levada a qualquer ponto da biblioteca, permitindo acessar as prateleiras mais altas. “Os clientes solicitaram a criação de um espaço especial para as crianças ‘brincarem de leitura’ e a utilização de portas de vidro nos armários, tanto para facilitar a visualização dos livros como para protegê-los do pó”, acrescenta Liane. Para os filhos, a arquiteta projetou mesa mais baixa com gavetas e quadro em fórmica branca lisa para desenhos, alinhado ao painel em aço que exibe fotos e é local para recados.
A profissional especificou porcelanato com aparência similar a da madeira para o piso. O mobiliário MDF, tem tampos, laterais e prateleiras em laca branca. As gavetas e portas pequenas receberam revestimento em lâmina marfim e acabamento em verniz poliuretano, o mesmo escolhido para a escada, executada em madeira maciça. Já as portas maiores, de correr, têm estrutura em alumínio e fechamento em vidro incolor, com 6mm de espessura. O rebaixo do forro, em gesso acartonado, conferiu aconchego ao ambiente e permitiu a instalação de luminárias embutidas, em alumínio anodizado, e de cortineiros. A luz natural é farta e abundante; por isso, os pontos de iluminação forma concentrados na área de trabalho. Neste projeto, Liane objetivou a criação de um ambiente prático, aconchegante, confortável e funcional, de estilo limpo e contemporâneo.